Higiene Ambiental
A higiene, em geral, tem a ver com saúde e vida saudável; diz respeito a nossa atitude em relação a nós mesmos e ao ambiente em que vivemos. A preocupação com esse tema tem que fazer parte de nosso cotidiano e também dos projetos do Estado como é o caso do Protocolo de Kyoto.

A higiene ambiental precária pode desencadear doenças respiratórias e alérgicas. Para reduzir a manifestação dessas doenças uma casa que contenha pessoas alérgicas deve estar sempre limpa, livre da poeira, ácaros e fungos. Manter longe de si os bichos de pelúcia, os tapetes e cortinas pode ajudar, assim como manter o lar bem conservado, com paredes bem pintadas, sem infiltrações ou mofo.

Poluição do ar.Mais do que cuidar da própria casa, é preciso também zelar pela sua cidade, afinal a poluição do ar, os lixos nas ruas e rios não fazem bem à saúde e são frutos da falta de higiene dos cidadãos e da negligência do governo. A poluição do ar, por exemplo, por parte das indústrias e dos automóveis pode contribuir para doenças respiratórias, conjuntivites e doenças de pele. Além disso, pode prejudicar o meio ambiente contribuindo para o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio.
 
A educação e a consciência são as melhores maneiras de resolver esses problemas. A partir do momento que alguém sai de casa para trabalhar a pé ou de bicicleta, deixando de usar seu carro, ou mesmo utilizando o ônibus como meio de transporte, já contribui para diminuição de emissão de gases poluentes no ar. Outras atitudes como não jogar lixo nas ruas, não desencadeiam entupimento de bueiros, o que causaria menos enchentes nos períodos de chuvas e consequentemente diminuiria a incidendência de algumas epidemias.

Confira abaixo algumas dicas de como cuidar da higiene da sua casa:
 
  • Limpe a poeira dos móveis com um pano úmido. Retire os objetos de decoração para serem lavados também;
  • Evite varrer a casa, pois a vassoura costuma levantar a poeira que, com tempo, assenta novamente no chão. Procure passar pano úmido, pelo menos três vezes por semana;
  • Utilize um aspirador de pó para limpar os sofás, poltronas e tapetes da casa. Isso elimina os ácaros que se instalam no estofado. Mas não se esqueça de que, de vez em quando, é preciso lavar os tecidos para tirar também o mau cheiro.
  • Quarto branco.Lembre-se de abrir as portas e janelas todos os dias, para arejar e refrescar a casa;
  • Os lençóis das camas devem ser trocados, no mínimo, uma vez por semana. Dormir em uma cama limpa faz toda a diferença;
  • É necessário dedetizar a casa de tempos em tempos, para se livrar dos insetos e ratos, que podem trazer doenças. Nunca deixe restos de comidas sobre a mesa ou pelo chão - esses resíduos atraem formigas, baratas e outros bichos;
  • O banheiro é um lugar que não deve ser descuidado. Use desinfetantes, além dos detergentes normais para limpar o vaso sanitário, a pia e o box do chuveiro, porque esse produto tem o poder de matar os germes e bactérias, tão comuns nesse cômodo da casa.

 

 

Higiene Genital  <<--  Higiene Ambiental  -->>  Higiene Alimentar


Site desenvolvido por KERDNA Produção Editorial LTDA