Cuidados com a Higiene Bucal

CárieOs cuidados com a higiene bucal são importantes porque a boca é o órgão receptor dos alimentos. Dentes fortes e boca saudável: é sinônimo de boa alimentação, higiene constante e bem feita. Dessa forma, é possível concluir que quando alguém se alimenta bem e tem hábitos de higiene bucal corretos, ela evita doenças como a gengivite, as cáries e o incômodo mau hálito.

Além da questão estética, os cuidados com os dentes garantem uma dicção correta (a forma de pronunciar as palavras) e uma mastigação mais benéfica. Os cuidados devem ser diários, a escovação deve ser feita pelo menos três vezes ao dia e o fio dental tem que ser usado em seguida.

Esses hábitos são preventivos; através deles é que evitamos as doenças bucais que causam a perda dos dentes. Eles devem ser adquiridos na infância e as crianças devem entender a importância de fazer todos esses procedimentos e os pais precisam levá-las frequentemente ao dentista.

Doenças Bucais

O que é Cárie Dentária?

As cáries são orifícios que aparecem na superfície dos dentes, causadas pela ação de bactérias que se alimentam dos restos de comida acumulados nos dentes. O ácido que elas produzem corrói o esmalte protetor dos dentes e, com isso, eles são facilmente deteriorados.

Se a cárie não for devidamente tratada, sua ação corrosiva pode chegar até o nervo dental, causando fortes dores. Uma das consequências são inflamações, maior sensibilidade a alimentos frios e quentes e dor aguda, além de mau hálito. Ao sentir esses sintomas, é necessário ir ao dentista, mas no caso de prevenção, as medidas são simples: escovação e uso de fio dental diariamente.

Lesões na Mucosa

Quando perceber que existem lesões em sua boca (manchas, placas brancas ou avermelhadas, feridas, caroços ou inchaços), em especial na bochecha, língua, lábios, céu da boca ou garganta, com mais de 15 dias, sem desaparecer ou sarar, fique atento, pois pode indicar um câncer bucal. Dentre as causas das lesões estão dentes fraturados, o uso da prótese áspera, quebrada ou apertada, que aliadas ao fumo, bebidas alcoólicas e exposição forte ao sol podem aumentar o risco da doença.

Sangramento Gengival

A placa bacteriana é uma das principais causas das doenças gengivais. Quando acontece o sangramento, este é capaz de afetar o tecido gengival e com o tempo provocar a perda dos tecidos de suporte dos dentes. Quando houver sangramento ou mesmo sentir gosto de sangue na boca, intensifique a higienização e procure um profissional da área para mais informações.

Fique Atento às Doenças Bucais

  • Cárie Dental;
  • Sangramento na Gengiva;
  • Lesões Bucais;
  • Gengivite.

Como Escovar os Dentes?

Para escovar os dentes, é preciso seguir algumas regras que garantem a remoção de resíduos e placas bacterianas. Lembrando que a escova de dentes é um objeto individual, que deve ser trocado em um intervalo de três meses e o recomendado é usar as mais macias.

Os dentistas dizem que os dentes superiores devem ser escovados de cima para baixo em movimentos circulares, sendo que a escova precisa ser posicionada em um ângulo de 45º em relação à gengiva. Já para os dentes inferiores o aconselhado são os mesmos movimentos circulares, porém de baixo para cima.

As partes internas e de mastigação podem ser escovadas delicadamente em movimentos curtos de trás para frente. A língua não pode ser esquecida, não é necessário escová-la com força e faça com cuidado apenas para remover as bactérias e para eliminar o mau hálito.

Higiene Bucal em Bebês e Crianças

As crianças pequenas podem ser afetadas pelas cáries, transmitidas por meio da saliva pelas pessoas que cuidam da criança ou mesmo da mãe. A saliva da mãe passa para a boca da criança quando ela experimenta a comida na colher e dá para ela, pelo copo, quando beija na boca ou fala muito próximo ou ainda quando tenta esfriar a comida. Quanto pior for a higiene bucal, maior quantidade de dentes careados.

Dicas Importantes

  • Faça a limpeza da boca do bebê antes mesmo de nascer os dentes. Com uma gaze ou fralda úmida e água filtrada limpe a gengiva, bochecha e língua;
  • Quando os dentes de leite (decíduos) da frente começarem a nascer continue a limpeza com a gaze e após nascerem, utilize uma escova pequena, macia e sem pasta de dente, apenas água. Quando as cerdas estiverem gastas, troque a escova;
  • Após os 4 anos, geralmente, pode-se utilizar uma pequena quantidade de pasta para ensinar a criança a cuspir;
  • Mamar no peito ajuda a desenvolver a musculatura e ossos da fase, prevenindo problemas de posicionamento dos dentes;
  • Evite a amamentação noturna quando os dentes estiverem nascendo, pois a criança pode desenvolver cáries extensas e profundas;
  • As chupetas, bicos e mamadeiras podem ‘entortar’ os dentes e trazer prejuízos à mastigação, deglutição (ato de engolir), fala, respiração e o crescimento da face;
  • Depois das refeições ou ainda após o uso de xaropes faça a higienização dos dentes corretamente;
  • Pais e responsáveis pela criança deverão higienizar a boca delas até que aprendam a escovar corretamente e saibam cuspir o creme dental;
  • Quando acontecer o desmame da criança, evite adicionar açúcar em alimentos como leite de vaca, achocolatados, farinhas, etc. O risco de adquirir cárie aumenta.

Higiene Bucal na Gravidez

Durante a gravidez, há mulheres que acreditam que esse período enfraquece os dentes, mas isso não é verdade. O que pode acontecer é que as cáries aparecem devido ao aumento no consumo de alimentos (especialmente doces) alinhada a uma escovação incorreta.

O que fica sensível são as gengivas e podem facilmente ser irritadas por uma placa bacteriana. Mas para resolver o problema escove bem para remover a placa e evitar o sangramento gengival.

Obs.: As grávidas precisam procurar um dentista para receber todas as orientações corretas.

Higiene Bucal em Adultos e Idosos

Quando se usa prótese (ponte móvel), mas ainda possui dentes, é necessário limpá-la fora da boca com sabão ou pasta de dente e uma escova específica para realizar essa tarefa. Antes de inserí-la na boca, escove seus dentes, limpe a gengiva, o céu da boca e a língua com uma fralda umedecida em água para retirada das placas e também de restos de alimento.

Mas, quando não houver dentes, apenas dentadura, remova-a de dentro da boca e a limpe com uma escova de dente. Antes de colocá-la limpe a gengiva, o céu da boca com um fralda umedecida.

Com usar Fio Dental?

Escovar DentesNa maioria das vezes, a escovação, por mais bem feita que seja, não consegue remover todos os resíduos, principalmente entre os dentes, onde o acesso é mais difícil e onde também as cáries acabam se instalando. Mas há uma solução, o uso do fio dental!

O fio dental é uma ferramenta poderosa na prevenção de doenças bucais, ajuda a manter o mau hálito bem longe e é o que dá o toque final na higienização dos dentes. Por isso, é preferível usar todos os dias, pelo menos uma vez.

No entanto, existe a forma certa de usá-lo. É preciso fazer a higienização com bastante cuidado para não machucar a gengiva, evitando que ela sangre. O mais aconselhável é que no momento de passá-lo você curve-o, formando um “C”, para retirar aquelas placas que se acumulam entre cada dente.