É durante a infância que se deve aprender a cuidar do próprio corpo. A responsabilidade de ensinar é dos pais, em primeiro lugar, mas a escola também tem a obrigação de apoiar essa fase tão importante da formação das crianças.
Em princípio, os pequenos devem conhecer o próprio corpo para entender a importância de cada hábito higiênico que vão adquirir. Os pais devem criar uma rotina, como: antes de se sentar-se à mesa, devem lavar as mãos; antes de se deitar-se, devem escovar os dentes e usar o fio dental. Com o tempo, eles vão se acostumar a essas atividades e vão fazê-las sem pensar.
Porém, eles devem entender o motivo de todas essas coisas. Os pais têm que conversar com seus filhos e esclarecer as razões dessas obrigações com a limpeza corporal, de forma simples e usando uma linguagem que eles entendam. É preciso dizer, por exemplo, que lavar e pentear os cabelos não permite que os piolhos se proliferem ou ainda que as cáries danificam os dentes. Então, devemos escová-los e usar fio dental várias vezes ao dias para evitar problemas.
Se na escola as crianças recebem apoio de maneira mais descontraída, ouvindo historinhas e assistindo a teatro de fantoches, elas captam a mensagem com mais precisão. Por isso os métodos pedagógicos devem chamar bastante atenção, nesse sentido.
O que a criança deve aprender sobre higiene pessoal:
Os pais devem explicar a maneira correta de fazê-lo, como escovar a língua e de que forma usa-se o fio dental. Atenção: nos primeiros dias, fique olhando para ver se seu filho faz certo; depois o deixe fazer sozinho, mas fiscalize, veja se está bem feito. Depois de um tempo, quando vir que ele desempenha bem essa função, pode deixá-lo fazer totalmente sozinho.
antes das refeições, depois de usar o banheiro e quando chegar da rua. Até os quatro anos, os pais devem levar a criança para lavar as mãos. Depois dessa idade, podem apenas reforçar o recado, mas deixando que o façam. Lembre-se de ensinar cada passo – água, sabão, enxaguar e enxugar.
Para os meninos, essa tarefa é mais fácil; as meninas precisam de mais atenção, até pelo, menos sete ou oito anos de idade para lavá-los e penteá-los. O importante é ensinar desde cedo a pentear o cabelo ao acordar e depois do banho.
É preciso que a criança tenham uma hora marcada para tomar o banho e seus utensílios (sabonetes, xampu, condicionador e toalhas) devem estar sempre ao seu alcance quando estão aprendendo a tomar banho sozinhas. Os pais devem mostrar a maneira certa de lavar as partes íntimas, os pés e todo o corpo. Elas precisam de auxílio até uns seis anos, quando podem exercer essa atividade totalmente sozinhas.
Troque a fralda do seu bebê de maneira certa. Não o deixe no local sozinho, após tirar a fralda. Fique com todos os materiais para a limpeza próximo. Quando trocá-la retire o excesso de fezes ou urina com o lenço umedecido, no sentido da genitália para o ânus, para evitar que haja contato das fezes com a genitália. Lave bem com água e sabão, enxague e deixe bem seco para evitar assaduras.
Evite que a criança pegue na fralda suja ou nas fezes. Jogue as fraldas em local adequado e lave bem as suas mãos, bem como o local que fez a troca da fralda. Tenha esse cuidado também quando a criança estiverem usando o penico/vaso sanitário.
Para cuidar da saúde da criança é necessário observar certos hábitos de higiene e ficar atento à tudo que acontece com ela. Quando estiver na creche, ao medicá-la, pois ela pode ser mais afetada pelas doenças comuns que existem nessa fase.
Através do tato, as crianças começam a ter contato com bactérias, vírus, vermes e outros microrganismos. Essa exposição é importante para que possa ser desenvolvido e fortalecido o seu sistema imunológico. Mas, é preciso estar atento, pois quando elas realizam essas atividades sem lavar as mãos, podem levá-las à boca, nariz e olhos trazendo doenças indesejáveis como gripes, diarreias e conjuntivites, por exemplo. Para evitar doenças graves, siga as dicas:
Lembre-se: as crianças procuram imitar o que os adultos fazem, assim para que elas tenham o hábito de realizar a higiene mostre para elas como fazer sempre e explique porque se deve fazer isso.