Mãos e unhas 

Lavar MãosAs nossas mãos são o meio transporte de milhares de micro-organismos. Quando encostamos em qualquer objeto, as bactérias e até os vírus que estão ali, ficam em nossa pele e, ao longo do dia, vamos levando-os a outros objetos. É por isso que as mãos são agentes transmissores de doenças em potencial.

A melhor maneira de quebrar esse ciclo é higienizando-as frequentemente ao longo do dia, com água e sabão. É importante dar atenção à hora das refeições, as mãos devem estar devidamente lavadas antes que comecemos a comer qualquer coisa. Caso você não tenha como lavar, ande sempre com álcool em gel.

Já as unhas, é preciso mantê-las em bom estado de conservação: bem cortadas, lixadas e limpas. Os homens devem sempre ter seu próprio cortador de unha em casa e, assim como as mulheres podem dedicar-se semanalmente aos cuidados com as unhas. Um ponto importante para quem gosta de pintá-las é não deixar o esmalte descascar demais, pois algumas bactérias alojam-se nas partes descascadas, ou seja, sempre que começar a sair retire-o.

Dica para limpeza de mãos e unhas: o ato de roer as unhas deixa essa parte com aspecto feio e pode ser um veículo de ingestão de bactérias e sujeiras, podendo causar causar algumas doenças. Uma boa maneira de acabar com esse vício é usar cremes bactericidas com sabor amargo, ao levar as mãos à boca e sentir o gosto ruim a pessoa pode ser desmotivada a roer as unhas.

Cuidados com os pés

Cuidar da higiene dos pés é muito importante para evitar problemas mais sérios como micoses, chulé e unhas encravadas. Os cuidados devem ser diários. Depois de um longo dia nada mais agradável para os pés que receber uma boa limpeza e hidratação.

Chulé (Bromidrose)

O chulé ou bromidrose é o tão conhecido mau cheiro dos pés, que muitas vezes é causado pela má higienização. Contudo há outras causas como uso de sapatos sem meias ou de meias de tecido sintético (estimulam o suor) e o hábito de calçar sapatos com pés molhados e úmidos.

Quando os cuidados com os pés são negligenciados, os fungos e bactérias alojam-se entre os dedos e nas unhas, onde decompõem células mortas dando origem ao mau cheiro tão incômodo e constrangedor e até as micoses na pele. Para tratar esse problema, é preciso tomar medidas simples como a limpeza diária e uso de produtos em spray nos sapatos e antissépticos para os pés.

Confira os passos a serem seguidos para a correta higienização dos pés: 

  • Higienização PésLave com uma escovinhas ou esponja todo o pé, inclusive entre os dedos e as unhas. Se possível, passe também um esfoliante específico para pés;
  • Depois do banho, não se esqueça de enxugá-los bem, não calce os sapatos com eles úmidos. Isso causa mal cheiro e pode desenvolver micoses;
  • Antes de dormir. lave os pés e passe um creme hidratante para evitar o ressecamento da pele e as terríveis rachaduras;
  • As unhas dos pés devem ser cortadas e limpas de 15 em 15 dias, mas tente não deixá-las curtas demais porque podem encravar;
  • Lixe os pés toda semana ou use esfoliantes para eliminar o excesso de células mortas e formação de calos. Evite andar descalço para não engrossar a pele;
  • Calce sapatos sempre limpos e depois de usá-los lave-os antes de guardar. Esse processo, principalmente com sapatos fechados, pode prevenir micoses e chulé.